quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Pr Moabel da a resposta aos que chamam o Rev Dake de herege

44 comentários:

  1. Querido irmaos!!!!
    Hipocresía
    O Sr. não deveria ser imitador de Cristo? Deus é verdadeiramente mal representado aqui na terra. Que vergonha, que pobreza! Acha que Jesus agiria assim?
    Use o corretor, pelo amor de Deus, fica feio para alguém que fez teologia não saber escrever.
    Fica feio tb ficar batendo boca ou melhor, batendo teclado. Pastor, o SR. já me obrigou a ser indelicada, normalmente não sou, pare de me provocar.
    Pega, agarra, os conselhos que foram dados, eu só quis ajudar, não quis ofender. Pensei que a opinião de que assiste seus vídeos fosse importante para o senhor. Eu só postei pq não tinha visto ainda suas grosserias com o Célio, quando vi, me arrependi na hora.
    Segue seu caminho, "pastoral" ADEUS


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O minha boa amiga esta doende onde?
      Meu site nao defende a flor do lacio,ou tudo que vc tem em sua massa cinzenta
      Com todo respeito que vc merece o que vc pensa nao diz respeito a minha pessoa.
      Outro detalhe sem querer ofenfer mas aqui se fala sobre biblia e nao capacidade intelectual ou coisa que o valha

      Excluir
    2. Outro detalhe vivo quase 25 anos fora de minha Patria e de minha lingua(dai a dificuldade de escrever) e ,nao sei onde vc tirou essa ideia de entrar no meu site como fosse sua casa
      Vc nem se identifica,fiicaria grato se houvesse de parte de sua mui digna pessoa a dignidade de se apresentar
      Seria vc uma das pessoas que repreendi no passado por conduta irregular?

      Excluir
    3. deu a louca nessa mulher Pr Moabel. nao ligue nao

      Excluir
  2. Olá, pr. Moabel. A paz do Senhor Jesus Cristo. Prazer enorme lhe conhecer. Meu nome é Cleiton Coelho Gomes, servo do Senhor Jesus Cristo, sou amazonense, mas atualmente estou residindo no leste de Minas Gerais. Gostei muito dos seus vídeos onde o sr defende o rev. F. J. Dake. Meus parabéns. Vamos ser amigos pastor. É realmente um prazer lhe conhecer. Um grande abraço ao sr e a toda sua família. Até mais.

    Soli Deo Gloria.

    Att,

    sr Cleiton C Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado tenho 500 videos no youtube vc podera ve-los agradeco de coracao

      Excluir
    2. Olá Pr. Moabel. A paz do Senhor. Satisfação em voltar a lhe escrever. Tenho assistido seus vídeos no You Tube e tenho sido ricamente abençoado. Muito obrigado. Pastor, em um de seus vídeos o sr diz que está trabalhando na tradução de um livro do rev. F J Dake. Há previsão de quando ficará pronto? Gostaria de comprar um exemplar. Tenho certeza que será uma bênção. Obrigado pr Moabel. Um grande abraço a até breve.

      sr Cleiton Gomes

      Soli Deo Gloria

      Excluir
  3. Ola
    Meu nome é Samuel Luz e gostaria parabeniza-lo por seu trabalho de ajuda e ensino ao povo de Deus de forma inter-denominacional que o SENHOR permaneça a te abençoar.

    ResponderExcluir
  4. O Dake não era apenas um herege:
    ele também era racista,mentiroso, charlatão e escreveu uma Bíblia com comentários falsos e enganosos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe mas vc nem em mil anos teria a capacidade de DAKE uma das mentes brilhantes deste seculo
      Eu sou amigo da familia Dake visito eles,nada em Igreja se compara a ele
      O que sinto em quase todos e a inveja Dake onde chega comm seu ensinos "todos correm"ou jogam a toalha corre
      Gostaria de ter alguem combatendo Dake sem correr como "todos fazem
      Ai esta o desafio,vc aceita ou vai correr tambem?

      Excluir
    2. VERDADE,EU TENHO ESTA BÍBLIA,É MARAVILHOSA MESMO,GOSTEI TANTO QUE VENDI A DA CPAD E COMPREI DA EDITORA ATOS.DAS DOZE QUE TENHO A DAKE É PREFERIDA.GOSTARIA DE ADQUIRIR TAMBÉM O COMENTÁRIO DAKE,DIZEM QUE É MAIS MINUCIOSO,TENHO GRANDE FOME EM APRENDER,OBRIGADO PELO TESTEMUNHO.ESTOU TE SEGUINDO,SOU AUTOR DO BLOG EU VOU PARA ESCOLA DOMINICAL.HÁ,SOU ASSEMBLEIANO E MORO EM RONDÔNIA,JARU,BRASIL.A PAZ.

      Excluir
  5. Olá Pastor! Saudações em Cristo! Já faz algum tempo que ando vendo seus vídeos e comentando como "BlogWebteologia". Gostaria de dizer que aprecio muito seu trabalho.

    Parabéns!

    Quanto ao trabalho de Dake, devo dizer que acho magistral!

    Acompanhei os ataques a Bíblia de estudo Dake aqui no Brasil, que primeiro nasceu nos devaneios dos "grandes teólogos" e depois um monte de papagaio sem nenhum respaldo começaram a repercurtir (e muitos sequer tinham lido um estudo de Dake, lamentável).

    De fato, fico extremamente feliz quando, no trajeto, encontro uma pessoa que goste do trabalho de Dake e o defende...

    Que nosso bendito Deus abençoe a ti e sua família, continue com o belo trabalho que vens fazendo...

    http://webteologia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Pr Moabel, não me leve a mal... tentei algumas vezes postar comentários de seus vídeos, mas fui bloqueado... o Sr me dá pena.. parece aqueles fariseus que crucificaram Jesus por não concordar com a hipocrisia cega deles... fale sinceramente, porque o Sr. bloqueia e exclui quem não concorda com suas opiniões? O Sr. já parou pra pensar que nem tudo o que pensa e fala, é o que Deus está de acordo ? Já pensou e meditou que nem tudo o que faz agrada a Deus? O sr. critica tudo e todos, já pensou em dirigir seu olhar crítico e pra dentro de si mesmo? As vezes, podemos pensar e estar convictos que estamos defendendo Deus e sua Verdade, mas na verdade estamos servindo aos nossos deuses imaginários... O INFERNO É A VERDADE VISTA TARDE DEMAIS

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Pr. Moabel, a Paz do Senhor em Cristo Jesus esteja contigo, sua família e todos que diretamente ou indiretamente participam desta obra.
    Já venho a algum tempo apreciando seus vídeos e aprendendo mais.
    Comecei a conhecer seu trabalho através do Akél e Liliane (Uma Igreja Orgânica).

    Att, Ednor Silva

    ResponderExcluir

  8. Pastor Moabel, Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.O Senhor e uma delas. Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras apenas vemos entre um passo e outro.

    A todas elas chamamos de amigos. Há muitos tipos de amigos. Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e mãe. Mostram o que é ter vida.

    Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
    Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem.

    Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar o nosso caminho. Muitos desses denominados amigos do peito, do coração. São sinceros, são verdadeiros e nos trazem muitas alegrias.

    Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.
    Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos pertos.

    Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.

    O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdemos algumas de nossas folhas.
    Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que os que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria através das lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.

    Desejo a você, folha de, minha árvore. Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade e de todas as Bencoes de DEUS

    Hoje e sempre . . . Simplesmente por que: Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
    Esta é a maior responsabilidade de nossa vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso.

    l Eu tenho assim... um enorme prazer de conversar contigo todos os sabados aqui no HANGOUT (atravez do nosso querido irmao AKEL), aqui com os demais irmaos e pessoas que participam tambem. Eu fico tao feliz de lhe ouvir assim que nao tenho palavras. As vezes eu faco umas perguntas sobre alguns assuntos que as vezes ate tenho a resposta ou ate mesmo ja lhe escutei respondendo em outros videos so pra ver como a resposta sera desenvolvida, pois e gostoso ouvir a maneira que o senhor faz as comparacoes com suas experiencias e parabolas com outras estorias.

    A sua esposa tambem que esta o tempo todo ai do seu lado. As vezes chego atrazado porque nao consigo entrar na salapor estar cheia e outra que as vezes ainda estou trabalhando. mas sempre dou um jeito de participar.

    Eu e minha familia amamos o seu trabalho e dedicacao. Amamos voce e sua familia!

    Que Deus esteja sempre contigo! Deus te abencoe! Wiomar Ferreira

    ResponderExcluir
  9. PASTOR MOABEL, O LIVRO CURAI ENFERMOS E EXPULSAI DEMONIOS DE T.L OSBORN, DIZ QUE TODA ENFERMIDADE É DO DIABO, SE TODAS ENFERMIDADES É DO DIABO PORQUE MUITAS SÃO CURADAS COM REMÉDIOS?, O REMÉDIO EXPULSA DEMONIO?, ME EXPLIQUE, FICAREI GRATO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acredite em tudo que lê!!! ponha fogo nesse livro absurdo!!!!

      Excluir
  10. EX TEM DOR DE CABEÇA QUE CURA COM DIPIRONA, POR ISSO DISCORDO DE T.L OSBORN NESSE PONTO, SE TAL DOR DE CABEÇA FOSSE DEMONIO NÃO SAIRIA COM DIPIRONA, ME EXPLIQUE FICAREI GRATO.

    ResponderExcluir
  11. Pr. Moabel, continue o seu trabalho, hoje não o vi no hangout, se for algum probema coloque-o nas mãos do Senhor e siga em frente em nome de Jesus nos somos o sal de nossa terra. João Neto

    ResponderExcluir
  12. Minha pagina no Google João Neto Relojoeiro

    ResponderExcluir
  13. Pr. Moabel, entrei no seu site sem pedir pois o filho não pede para entrar na casa do pai o Sr. tem sido meu maior professor de todos os tempos, que Deus lhe de muita vida e saùde. João Neto Relojoeiro de Vitoria E.S.

    ResponderExcluir
  14. No dia 21 de setembro de 2009, foi lançada a famosa bíblia dos teólogos da prosperidade. A bíblia de estudo DAKE. O que nos chama a atenção, é que que essa Bíblia com comentários e estudos heréticos foi lançada pela CPAD a Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil.
    Todos comentaram a tamanha incoerência dos gestores da Editora da Assembleia de Deus. Pois sendo uma igreja que prima pela sã doutrina não era de se esperar a mistura do profano com o sagrado, pois sabemos que não há comunhão entre luz e trevas, não podemos andar unidos a quem não está de acordo conosco.
    No livro do Pr Hank Hanegraaff “Cristianismo em Crise” livro que foi também editado pela CPAD, ele alerta sobre essa Bíblia e denuncia seus estudos, seus comentários heréticos e profanos.


    Veja algumas das heresias de Dake:
    1) A Teoria da Gap
    2) Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres
    3) As raças não devem se misturar
    4) Raça de pessoas na era pré-adâmica na Terra
    5) Os demônios não são anjos caídos
    6) Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas e espíritos
    7) Que os céus e os planetas são habitados


    8) Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o Pai (Deus) também tem uma primeira e segunda vinda.


    9) Que quando Jesus retornar ao Pai, estará vindo com Jesus …(?)
    10) O rei Davi será ressuscitado para a regra do Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel …


    11) A Grande Tribulação não será para todo mundo.
    12) A Igreja não é a Noiva de Cristo
    13) Há uma diferença entre o Reino dos Céus e o Reino de Deus …
    14) Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi …
    15) Satanás não entra em corpo de qualquer um … (o que aconteceu com Judas?)


    16) Há outros reinos em outros planetas
    17) Esta Terra será renovada. A Nova Terra é uma Terra renovada.
    18) Não há nenhuma filiação eterna de Jesus Cristo. Jesus já era eterno como a palavra. A filiação não era nada mais do que a humanidade de Jesus.


    19) Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com homens durante o período da Grande Tribulação.
    20) O varão em Apocalipse não é Jesus, os 144.000 são judeus ressuscitados para ir morar no céu.


    21) Houve um dilúvio de Noé pior do que era antes de Adão. Foi o dilúvio de Lúcifer, que destruiu a primeira criação. Assim, Deus em Gênesis 1:2 teve de recriar a Terra…

    ResponderExcluir
  15. DAKE TEM MAIS UM LIVRO EM PORTUGUES APOCALIPSE EXPLICADO

    ResponderExcluir
  16. Olá apaz e graça do nosso senhor Jesus Cristo me chamo João Paulo sou de fortaleza CE tenho visto os seus vídeos pastor maobel Deus abençoe muito o seu trabalho em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  17. Olá apaz e graça do nosso senhor Jesus Cristo me chamo João Paulo sou de fortaleza CE tenho visto os seus vídeos pastor maobel Deus abençoe muito o seu trabalho em nome de Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  18. Pastor Moabel:
    Ví alguns de seus vídeos e verifiquei sus sinceridade e profundo conhecimento da Bíblia. Mas, no tocante a sua explicação sobre a Noiva de Cristo, sem criticar ou contestar esclareço que as Palavras tem um sentido absoluto ou conotativo, dependendo do trecho em que estão inseridas. Cabeça pode significar uma parte do Corpo ou pode signifcar uma parte mais importante numa sociedade. A cabeça como parte de um corpo no sentido físico torna claro que ambos são masculinos ou femininos dependendo do sexo referido. Mas ao se referir a uma sociedade: Cabeça é a parte da sociedade mais importante dela e é quem decide. Nesse caso há dois corpos e duas cabeças. Isto fica claro em Ef 5:23, mesmo na versão inglesa.
    Sou um pastor idoso que não tenho rebanho nen expressão e achei interessante sua referencia aos árabes que concordo Vide Isaias 19:25

    ResponderExcluir
  19. Boa noite pastor, meu nome é Marcos valdez lemos, sou cristão, mas não frequento nenhuma igreja no momento, pois hoje só vejo igrejas/pastores criticando outras e só pensam em dinheiro e usando da fraqueza das pessoas, para se aparecerem, ainda vou encontrar uma igreja que realmente viva os ensinamentos de JESUS CRISTO, comecei agora a te acompanhar no you tube, e tenho gostado...existe alguma igreja que vc recomenda frequentar em sp?

    ResponderExcluir
  20. Boa noite pastor, meu nome é Marcos valdez lemos, sou cristão, mas não frequento nenhuma igreja no momento, pois hoje só vejo igrejas/pastores criticando outras e só pensam em dinheiro e usando da fraqueza das pessoas, para se aparecerem, ainda vou encontrar uma igreja que realmente viva os ensinamentos de JESUS CRISTO, comecei agora a te acompanhar no you tube, e tenho gostado...existe alguma igreja que vc recomenda frequentar em sp?

    ResponderExcluir
  21. Pastor Moabel

    Desde que ouvi o Sr. pelo youtube inscrevi-me e sigo vossas prédicas sempre agudas e certeiras. Brevemente: sou um Prof. Doutor da UFOP sou Geólogo e como tal sempre lidei com as contradições de interpretação do mundo entre ciência e religião e por certo desenvolvi meus sensos críticos de tudo.
    Mas de fato pensei em convidar o Sr. para a possibilidade de criticar um livro que escrevi sobre as Profecias do Livro de Daniel.
    Creio que o trabalho está bom e com enfoque que não se vê em livros tipicamente religiosos. Tenho certeza que o Sr. não perderá tempo porque no mínimo tenho duplas responsabilidades (1) sou seguidor de N.S.J. Cristo e (2) sou um cientista.
    Eu enviaria o livro em meio digital para O vosso juízo analítico que me será precioso. Eu tenho um sonho de ver alguém que possa passá-lo para o hebraico para distribuir em Israel.

    O livro tem dois capítulos singulares que não estão prontos no final da obra. Mas no geral tudo que é criticável está presente. A crítica poderá mesmo ajudar-me a escrever o finalmente. Está obre tem em tomado muitos meses no intervalo de 4 anos.

    Saudações com gratidão pelas palavras sérias passadas a público e nossa irmandade em Nosso Senhor.

    Por gentileza responda-me em

    maerteyn@gmail.com

    Paulo Pereira Martins Junior.
    Geól., Dr.Sc.T., Prof. Assoc IV

    ResponderExcluir
  22. eu aprendo com os vidios do pastor moabel

    ResponderExcluir
  23. Bom dia pastor Moabel, me chamo Sidmar Lucio sou Pastor Evanganlico, Tenho 55 Anos, casado a 32 anos, pai de 2 filhos e avô de 3 netos, sou pastor sem remuneração para tal, faço a obra por amor,chamado e opção.
    Sou formado tambem em Gestão de Teologia da Informação onde tento ganhar minha vida e recursos.
    Muito me honra poder escrever ao irmão e em meus estudos tenho vivido um dilema.
    Fui Espirita por 32 anos, e lá segundo eles existiu um planeta de nome Capela onde foi extinto e seus exilados vieram morar na terra dando origem a uma raça pre Adamica.
    isso me confundiu quando vi seu video sobre a raça pre-Adamica. Será o que o irmao poderia me ajudar neste entendimento.
    Tenho muita vontade de conhecer o Senhor pessoalmente, Qual estado mora e qual igreja congrega.

    Abraço Fraterno

    A Paz do Senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  24. A paz do Senhor Jesus Pastor Moabel. Quero agradecer por tantos ensinamentos bíblicos recebidos através dos vídeos.

    E peço a Deus parate dar saúde para continuar a ensinar com clareza e simplicidade assuntos bíblicos complexos.

    Que a Graça e a misericórdia do Nosso Senhor e Salvador permaneça sobre a sua vida e de todos os que lhe são caros.


    ResponderExcluir
  25. Paz do senhor Jesus Cristo grabde reverendo PR Moabel o Sr é um exemplo ora nós obreiros iniciantes, aprendo cada vez mais roda vez que ouço seus vídeos verdadeiras aulas.

    Um forte abraço

    Atenciosamente Pr Dr itus Malaquias

    Sao Bernardo do campo

    ResponderExcluir
  26. A maior das baboseiras reside na valorização da polarização política. Na negação do direito de pessoas de esquerda ir aos EUA, no fato de em Cuba não ter produzido nada. Na zombaria da expulsão dos comunistas da Alemanha pelos nazistas (que o Sr. elogia num vídeo), noutro afirma que não há racismo nos EUA.

    E olha que eu assisti poucos
    Já até imagino. É igual a muitos pastores que conheço, ligam-se à políticos e não ao Estado, como no caso de Israel, só falam bem de Bolsonaro e Nathaniaho*, que são passageiros, e nisso ofende inúmeras pessoas.

    Tome cuidado pastor.

    Essas heresias são a sereja do mal num contexto terrível recém criado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mal do mundo: Querer ser dono do mundo, querer todo o poder para si, e neste momento elogiar o presidente , que é que tem ? Mesmo sendo por pouco tempo, mas é o único que temos no momento, acertando ou errando, pois quem desgraçou o Brasil, devem pagar. Deus queira que ainda tenhamos um presidente e políticos que governe para o povo.
      Agora, verifique quem, com dinheiro do povo fica viajando!
      A desgraça do mundo é o comunismo! E esses são os que mais adoram o capitalismo, esses podem, e os outros não! Hipócritas!
      Ah! E cereja não é com s!

      Excluir
  27. Pr. Moabel, tenho aprendido muito com seus vídeos. Poderia me passar seu email ou telefone de contato?

    ResponderExcluir
  28. Provas que todo novo casamento após o divórcio é proibido enquanto os cônjuges estiverem vivos
    A cláusula de exceção de Mateus 19.9 não precisa implicar que o divórcio em caso de adultério libera uma pessoa a casar-se novamente. Todo o peso das evidências dadas pelo Novo Testamento nos pontos anteriores é contra esta visão, e existem várias formas de fazer um bom julgamento deste verso, de forma que ele não entre em conflito com o ensinamento geral do Novo Testamento de que um novo casamento após o divórcio está proibido.
    Mateus 19.9: Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.
    Há muitos anos atrás eu ensinei nossa congregação que “não sendo por causa de prostituição” não se refere ao adultério, mas à fornicação sexual antes do casamento que um homem ou uma mulher descoberto no noivado. Desde que descobri outras pessoas que sustentam essa visão e que deram uma exposição muito mais acadêmica que eu fiz, tenho também descoberto numerosas outras formas de entender que este verso também exclui a legitimidade do novo casamento. Muitas delas estão sumarizadas em Jesus and Divorce, William Heth e Gordon J. Wenham (Nelson:1984).
    Aqui eu simplesmente darei um resumo breve de meu próprio ponto de vista de Mateus 19.9 e como cheguei a ele.
    Eu comecei, primeiramente, ao ser incomodado pela forma absoluta da denúncia de Jesus contra o divórcio e o novo casamento em Marcos 10.11,12 e Lucas 16.18 não está preservado em Mateus, se na verdade esta cláusula de exceção é uma brecha para o divórcio e novo casamento. Eu estava incomodado pela simples idéia que tantos escritores fazem, de que Mateus simplesmente está tornando explícito algo que era implicitamente entendido pelos ouvintes de Jesus ou os leitores de Marcos 10 e Lucas 16.
    Eles realmente teriam assumido que as afirmações absolutas incluiam exceções? Eu duvido muito, e portanto minha inclinação é questionar se de fato ou não a exceção de Mateus conforma-se com o absoluto de Marcos e Lucas.
    A segunda coisa que começou a me incomodar foi a questão – Por que Mateus usa a palavra porneia (“não sendo por causa de prostituição”) ao invés da palavra moicheia , que significa adultério? Quase todos os comentaristas parecem simplesmente presumir que porneia significa adultério neste contexto. A questão que persistia era por que Mateus não usaria a palavra para adultério, se isto fosse o que ele realmente queria dizer.

    ResponderExcluir
  29. Então notei algo muito interessante. O único outro lugar, além de 5.32 e 19.9, em que Mateus usa a palavra porneia é em 15.19, onde é usada ao lado de moicheia . Portanto, é a evidência contextual primária para o uso de Mateus é que ele concebe porneia como algo diferente de adultério. Poderia isto significar, então, que Mateus concebe porneia em seu sentido normal de fornicação ou incesto
     (1 Coríntios 5.10), ao invés de adultério
    Portanto, não podemos fugir do fato de que a distinção entre o que era considerado como porneia e o que era considerado como moicheia foi minuciosamente mantido na literatura judaica pré-cristã e no NT. Porneia pode, é claro, denotar diferentes formas de relações sexuais proibidas, mas não podemos encontrar exemplos inequívocos do uso desta palavra para denotar o adultério conjugal. Sob estas circunstâncias dificilmente poderíamos assumir que esta palavra significa adultério na cláusula em Mateus. A logia do divórcio foi escrita como um parágrafo da Lei, intentando ser obedecida pelos membros da Igreja. Debaixo destas circunstâncias é inconcebível que, em um texto desta natureza, o autor não tivesse mantido uma clara distinção entre o que era a falta de castidade e o que era adultério: moicheia e não porneia seria usada para descrever o adultério da esposa. Do ponto de vista filológico existem argumentos fortíssimos contra esta interpretação da cláusula permitindo divórcio no caso da esposa ser culpada de adultério.
    A próxima pista de minha busca por uma explicação veio quando estudei sobre o uso de porneia em João 8.41, em que os líderes judeus indiretamente acusam Jesus de ser nascido de porneia . Em outras palavras, uma vez que eles não aceitava o nascimento virginal, assumem que Maria havia cometido fornicação, e Jesus era resultado deste ato. Com base nesta pista, eu voltei para estudar o registro de Mateus do nascimento de Jesus em Mateus 1.18-20. Isto foi extremamente elucidador.
    Nesses versos, José e Maria são referidos como marido ( aner ) e esposa ( gunaika ). Ainda assim, eles são descritos como noivos somente. Isto provavelmente vem do fato de que as palavras para marido e esposa eram simplesmentem homem e mulher, e do fato de que o noivado era um comprometimento muito mais significante do que é hoje. No verso 19, José resolve “divorciar-se” de Maria. A palavra para “deixá-la” é a mesma palavra de Mateus 5.32 e 19.9. Mas, mais importante que tudo, Mateus diz que José foi “justo” ao tomar a decisão de divorciar-se de Maria, presumivelmente por causa de porneia , fornicação.
    Portanto, enquanto Mateus procede em construir a narrativa de seu Evangelho, ele encontra-se no capítulo 5 e depois no capítulo 19 precisando proibir todo casamento pós-divórcio (como ensinado por Jesus) e ainda permitir “divórcios” como aquele que José considerou como possibilidade, por pensar que sua noiva era culpada de fornicação ( porneia ). Assim, Mateus inclui a cláusula de exceção em particular para exonerar José, mas também no geral para apresentar que o tipo de “divórcio” que alguém talvez procure durante um noivado por causa de fornicação não está incluído na proibição absoluta de Jesus.  
    Esta interpretação da cláusula de exceção tem sérias vantagens:
    Não força Mateus a contradizer o significado claro e absoluto de Marcos e Lucas, e o inteiro ensinamento do Novo Testamento apresentado em 1 Co 1-10, incluindo o próprio ensinamento absoluto de Mateus em 19.3-8
    Provê uma explicação de por que a palavra porneia é usada na cláusula de exceção de Mateus ao invés de moicheia .
    Concorda com o uso do próprio Mateus de porneia para fornicação em Mateus 15.19
    Vamos a mais uma explicação sobre a exceção:
    Mat. 5:32
    "Porém, eu vos digo, que todo aquele que repudiar sua esposa, a não ser por causa de fornicação, causa que ela cometa adultério, e todo aquele que se casar com ela que é divorciada comete adultério."

    ResponderExcluir
  30. Notemos aqui que o Senhor Jesus Cristo está afirmando a indissolubilidade total do casamento enquanto o marido e a esposa estão vivos. Note que somente no evangelho de Mateus (Mat. 5:32 e Mat. 19:9) estão inseridas a resalva "a não ser por causa de fornicação" (note que essa é que é a correta palavra usada inclusive por João Ferreira de Almeida em 1693 pois vem do grego "porneia"), porque isso se aplica a situação peculiar dos Judeus. Veja no verso 5:1 a quem Ele estava se dirigindo: à multidão e aos discípulos. Essa foi a exata situação que inicialmente José pensou erradamente de Maria. Os fariseus, também, cometeram esse erro mas de forma blasfema em João 8:41, acusando o Senhor Jesus com sendo nascido de fornicação (porneia) e não de adultério (moicheia). Note que em Mat. 1:20 o anjo dirigindo-se a José, chamou Maria de "tua mulher" (ou esposa) embora o casamento não tinha sido celebrado e consumado, ou seja, eles ainda não tinham se tornado uma só carne, mas eram marido e mulher. Nesse caso, Jesus está dizendo que o casamento poderia ser cancelado, caso houvesse fornicação, situação na qual a pessoa está a um passo do inferno (1 Cor. 6:10, Judas 1:7, Ap. 21:8).
    Note que a palavra não é o verbo comete adultério (moichao), que ocorre duas vezes no verso, mas propositalmente não é usada pelo Senhor Jesus para a exceção. Por quê? Teria O Mestre se esquecido? Teria Ele perdido essa oportunidade de ser claro, usando o triste fato do adultério para a desculpa do divórcio? Não. A palavra adultério não foi usada porque a exceção não se aplica aos que se tornaram uma só carne, mas aos que estavam em contrato de casamento (em Hebraico: 'aras ou kiddushin, em inglês: betrothal - Ex. 22:16, Lev. 19:20, Dt. 22:23, 28:30). Note que no mesmo evangelho (Mt. 1:18), Maria era desposada (Grego: mnesteuo) com José e não casada (gameo). É para esse caso especial, e apenas nesse caso dos Judeus, que Jesus está se referindo, porque o casamento não tinha se consumado. Nesse caso, o pecado é fornicação que quebraria o pacto do "esposamento" e não de casamento. É muito simples!
    Note que Jesus começa sua argumentação com a conjunção adversativa PORÉM. Isso nos diz que há um contraste entre o que os Judeus queriam ouvir e o que Jesus estava ensinando. Se Jesus estivesse defendendo o divórcio após o casamento, não haveria nenhuma necessidade da conjunção adversativa PORÉM.
    Note que a mulher ( parte chamada inocente) está divorciada, mas Jesus não reconhece nenhum divórcio, qualificando essa outra união de adultério.

    ResponderExcluir